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Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
MATTEI, TAÍSE FÁTIMA y CUNHA, MARINA SILVA DA. IMPACTO DO TRABALHO INFANTOJUVENIL NO DESEMPENHO ESCOLAR PARA O BRASIL URBANO. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07159. Epub 23-Nov-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v32.7159.
Este artigo avalia o impacto do trabalho infantojuvenil no desempenho escolar, utilizando como base de dados o Saeb de 2017 para alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, com estratificações por regiões geográficas e gênero, e como estratégia de estimação o Propensity Score Matching. Constatou-se que o trabalho infantojuvenil afetou mais negativamente as notas de Português do que as de Matemática; seu impacto negativo sobre o desempenho escolar foi maior em alunos do 5º ano, indicando ser mais prejudicial nos primeiros anos; e seu efeito negativo foi similar entre as regiões, sendo menor o desempenho escolar no Norte e Nordeste. As evidências sugerem, assim, que o trabalho infantojuvenil ainda é uma realidade no Brasil e pode prejudicar os investimentos em capital humano.
Palabras clave : TRABALHO INFANTIL; AVALIAÇÃO; PROPENSITY SCORE MATCHING; IMPACTO SOCIAL.