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Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
RONDINI, CARINA ALEXANDRA; PEDRO, KETILIN MAYRA y NAKANO, TATIANA DE CáSSIA. ADAPTAÇÃO BRASILEIRA DA HOPE: ESCALA DE RASTREIO DE SUPERDOTAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08055. Epub 28-Mar-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8055.
Este estudo objetivou adaptar e investigar as evidências de validade de conteúdo da HOPE Teacher Rating Scale, para uso no Brasil, em duas etapas: (i) tradução, síntese, retrotradução e revisão por comitê de especialistas, com auxílio de tradutores e juízes especialistas; (ii) análise semântica pelo público-alvo, com participação de professores de diferentes níveis educacionais. Como resultado, confeccionou-se uma primeira versão do instrumento, adequada a todos os níveis de ensino e às especificidades da língua e cultura brasileira, a qual deverá ser submetida a estudos voltados à investigação de suas qualidades psicométricas. Por ser um instrumento conciso e de fácil aplicação, espera-se que seu uso ajude na identificação de indicadores de altas habilidades/superdotação em estudantes brasileiros.
Palabras clave : INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO; ESTUDANTE SUPERDOTADO; AVALIAÇÃO DOCENTE.