Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
LUZ, SAMOARA VIACELLI DA y MOREIRA, HERIVELTO. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07326. Epub 10-Nov-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.7326.
O objetivo deste artigo é analisar como acontece a avaliação de desempenho dos acadêmicos nos cursos de graduação em Engenharia Civil, de Computação, Elétrica, Eletrônica e Mecânica em três campi de uma universidade pública do sul do Brasil. A metodologia de pesquisa utilizada foi o delineamento misto sequencial explanatório. Os principais resultados mostram que os professores diversificam as estratégias de avaliação utilizadas, mas, apesar disso, o processo de avaliação é centrado no professor e não corresponde a conhecimentos pautados em discussões atuais da área da didática do ensino superior e de ensino de engenharia, como a avaliação formativa.
Palabras clave : ENSINO SUPERIOR; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; AVALIAÇÃO FORMATIVA..