Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
SOUSA, MAURICIO DE y SORDI, MARA REGINA LEMES DE. DISCURSOS SOBRE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08696. Epub 23-Nov-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8696.
A avaliação educacional tornou-se uma das categorias centrais na elaboração das políticas educacionais. Este artigo faz uma análise dos discursos que influenciaram a trajetória da avaliação educacional da rede municipal de ensino de São Paulo, no período de 1990 a 2016. Fundamentadas nos pressupostos teórico-metodológicos desenvolvidos por Stephen Ball, são examinadas entrevistas com 12 dos principais operadores das políticas educacionais dessa rede de ensino. Conclui-se que, mesmo com resistência e negação em alguns momentos, essa rede de ensino passou a adotar um discurso de viés neoliberal, reduzindo a concepção de educação e avaliação somente à necessidade de melhoria nos resultados dos exames externos.
Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; POLÍTICAS PÚBLICAS; GERENCIALISMO..