SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33EVALUACIÓN EDUCACIONAL EN BRASIL: ARTÍCULOS ACADÉMICOS DEL 1997 AL 2018MEJORA DEL CT PUZZLE TEST PARA EVALUAR EL PENSAMIENTO COMPUTACIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SOARES, ERINEUDA DO AMARAL  y  VIDAL, ELOISA MAIA. ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA: DOIS MOMENTOS DE REORDENAMENTO DA REDE ESCOLAR. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08792.  Epub 16-Ene-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8792.

O artigo analisa a organização da rede escolar do município de Fortaleza, Ceará, no período de 1996 a 2019. O estudo é de natureza quantitativa, de caráter descritivo e explicativo, baseado em dados obtidos nas secretarias estadual e municipal de educação, provenientes do censo escolar e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A análise mostra que a rede municipal passou por dois momentos de reordenamento: o primeiro, associado ao processo de municipalização do ensino fundamental, e o segundo, a especialização das escolas na oferta de um único segmento do ensino fundamental, vinculado às políticas de avaliação em larga escala e a mecanismos de accountability implementados na educação básica do Ceará.

Palabras clave : REDE MUNICIPAL DE ENSINO; MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO; ENSINO FUNDAMENTAL; AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )