SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33ESCUELAS MUNICIPALES EN FORTALEZA: DOS MOMENTOS DE REORGANIZACIÓN DE LA RED ESCOLARAUTOEVALUACIÓN Y HETEROEVALUACIÓN: ENFOQUE PRÁCTICO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

CALBUSCH, LEONARDO FELIPE DE ÁVILA; COUTO, NATÁLIA ELLERY RIBEIRO; ROCCA, JULIA ZANETTI  y  RAABE, ANDRÉ LUÍS ALICE. APRIMORAMENTO DO CT PUZZLE TEST PARA AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08938.  Epub 16-Ene-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8938.

O pensamento computacional é uma competência ligada à resolução de problemas que mobiliza o pensamento algorítmico, a identificação de padrões, a abstração e a modula- rização de problemas e suas soluções. Esse tema tem sido incorporado em currículos escolares de vários países, incluindo o Brasil, mas são poucos os instrumentos de mensuração validados. Este artigo trata da busca de evidências de validade do CT Puzzle Test, um instrumento de diagnóstico do pensamento computacional baseado em puzzles. Foi avaliada a validade convergente com um teste que já tem evidências de validade estabelecidas. Os resultados confirmam a convergência entre os instrumentos. Por fim, foi aprimorado o cálculo do escore do CT Puzzle Test e evidenciada a validade do uso de puzzles como instrumento de avaliação.

Palabras clave : RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO; VALIDADE DE TESTES..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )