Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
GONZAGA, ANTÔNIA EDIVANEIDE DE SOUSA; LEITE, RAIMUNDO HÉLIO; SILVA, LUCAS MELGAÇO DA y CARVALHO, WIRLA RISANY LIMA. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE: REVELANDO HORIZONTES. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e08097. Epub 05-Jul-2023. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v34.8097.
O presente artigo originou-se de uma pesquisa doutoral, realizada com professores dos cursos de Licenciatura em Matemática nos institutos federais do Ceará e da Paraíba. O objetivo era analisar as concepções e práticas avaliativas desses professores e sua relação com a formação docente. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso dos fundamentos filosóficos da fenomenologia hermenêutica, a partir das visões de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer, para análise dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem abordadas sinalizaram o indicativo de que não há uma cultura de formação direcionada para os princípios de uma avaliação da aprendizagem, o que contribui para o fortalecimento de práticas avaliativas de reprodução.
Palabras clave : FORMAÇÃO DOCENTE; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO; LICENCIATURA EM MATEMÁTICA..