SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34EVALUACIÓN LONGITUDINAL DE ESTUDIANTES DE MEDICINA: ¿LA PRUEBA DE PROGRESO ES APROPIADA?¿EVALUAR PARA QUÉ? UN ANÁLISIS CUALITATIVO DEL PROCESO DE AUTOEVALUACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BARBARA, RUBIANA BRASILIO SANTA; GALUCH, MARIA TEREZINHA BELLANDA  y  SILVA, CLEONICE APARECIDA RAPHAEL DA. QUESTÕES SOBRE A TECNOLOGIA: O QUE É AVALIADO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO?. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09580.  Epub 12-Dic-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9580.

O presente estudo objetivou compreender o conhecimento sobre a tecnologia requerido do participante do Exame Nacional do Ensino Médio. À luz da Teoria Crítica, foram analisadas questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias dos anos de 2009, 2011 e 2020 no que se refere aos seguintes elementos: texto, situações-problema, enunciados e alternativas. Os resultados mostram que as provas avaliam se o participante sabe ou não usar a tecnologia, com ênfase na identificação, sem reflexão. O conhecimento sobre a tecnologia avaliado está voltado para uma formação adaptativa às exigências do capital flexível do século XXI.

Palabras clave : EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO; TECNOLOGIA; FORMAÇÃO; CONHECIMENTO..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )