SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35PNE 2014-2024: (NO) CUMPLIMIENTO DE LAS METAS Y LA EFECTIVIDAD DEL DERECHO A LA EDUCACIÓNHABILIDADES SOCIALES Y EMPATÍA EN DOCENTES DE EDUCACIÓN BÁSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BARBOSA, PÂMELA WEBER; TEIXEIRA, GIBRAN DA SILVA; HALMENSCHLAGER, VINÍCIUS  y  TILLMANN, EDUARDO ANDRÉ. SEGUNDA OPÇÃO NO SISU E EVASÃO: UMA ANÁLISE PARA A FURG. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e09186.  Epub 15-Feb-2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.9186.

A evasão vem sendo um dos principais problemas enfrentados pelas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Um dos debates sobre o tema é se o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) influenciou o aumento da desistência de alunos, principalmente para aqueles que ingressaram na segunda opção de curso. Assim, o objetivo do estudo é investigar se o ingresso por segunda opção afeta a chance de evasão, a partir de dados da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para tanto, foram utilizadas informações do sistema acadêmico da FURG e dos relatórios do SiSU e aplicado o método de Propensity Score Matching. Os resultados indicam que ingressantes por segunda opção têm, em média, entre 2,51 e 2,86 p.p. a mais de chances de evadir do que alunos que ingressaram em primeira opção.

Palabras clave : EVASÃO ESCOLAR; SISU; POLÍTICAS PÚBLICAS; ENSINO SUPERIOR.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )