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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
CASTRO, Marta Luz Sisson de y WERLE, Flávia Obino Corrêa. Estado do conhecimento em administração da educação: uma análise dos artigos publicados em periódicos nacionais 1982-2000. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.45, pp.1045-1064. ISSN 0104-4036.
O texto apresenta o Banco de Dados "Produção do conhecimento na área de administração da educação: periódicos nacionais, 1982-2000", seus objetivos e características e o analisa na sua integralidade. Compara sua fase inicial 1982-1994 com a fase final 1995-2000 e com o Banco na sua totalidade compreendendo o período 1982 a 2000. Neste Banco estão classificados 3573 artigos de cinqüenta e quatro periódicos nacionais classificados com um thesaurus de cinqüenta e nove palavras-chave Inicialmente foram utilizados os títulos dos artigos para o processo de classificação na segunda fase foram incluídos os resumos. As palavras-chave com maior freqüência no Banco com um todo foram Administração do Ensino Superior, Administração da Educação e Determinantes do Contexto, Política Educacional, Políticas Públicas, Administração Educacional Escolar, Formação e Desenvolvimento Profissional, Administração e História, Poder, Legislação, Avaliação da Educação. Na parte final deste texto refletiu-se acerca das implicações teóricas da classificação da produção em palavras chave e sua distribuição temporal e em periódicos. Foi possível observar que o processo analítico e classificatório de artigos, indicou uma abrangência ampla e uma complexidade inerente à área. Administração da educação é ao mesmo tempo específica e geral, permite vários tipos de segmentação e em seus processos interativos se aproxima de sistemas adaptativos complexos.
Palabras clave : Artigos Publicados; Periódicos Nacionais; Administração da Educação; Banco de Dados.