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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
CASTANHO, Marisa Irene Siqueira y MANCINI, Silvana Gomes. Educação Integral no Brasil: potencialidades e limites em produções acadêmicas sobre análise de experiências. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.90, pp.225-248. ISSN 0104-4036. https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000100010.
O objetivo do artigo é apresentar resultados de mapeamento de publicações da área da Educação sobre experiências de educação integral em âmbito nacional, do período 2007- 2012. Os descritores “educação integral”, “análise de experiências” e similares permitiram selecionar 22 artigos em onze periódicos dos extratos A e B. Os conteúdos organizados em categorias temáticas evidenciaram uma tendência em concepções de educação integral como assistencialismo a crianças e adolescentes das camadas populares; quanto a modelos de funcionamento, a discussão não se esgota na relação tempo-espaço, pois implica pensar formação de professores, integração de novos atores na equipe de trabalho, mudanças estruturais na organização e funcionamento das escolas; a integração das ações nos planos curriculares, com base nos fundamentos políticos-pedagógicos requer a identificação de espaços não escolares no desenvolvimento de jornada ampliada e na articulação de outros saberes fora da escola; por fim, ainda se mostra incipiente a avaliação de impactos dessas ações.
Palabras clave : Políticas públicas; Jornada escolar ampliada; Aprendizagem.