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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de y WINDLER, Erica. Programas de formação continuada de professores alfabetizadores: concepções e práticas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.96, pp.609-631. Epub 08-Mayo-2017. ISSN 0104-4036. https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501107.
Este artigo analisa as propostas de formação continuada de professores em alfabetização em dois municípios da região metropolitana do Recife, no sentido de entender as concepções de língua e formação que fundamentam tais práticas. Os resultados apontam grandes diferenças entre as experiências de formação nos dois municípios. Em Camaragibe, a proposta de formação baseava-se na reflexão docente e respeitava a autonomia do professor como construtor de suas práticas de ensino, além de favorecer a compreensão do ensino da língua como prática social. Em Jaboatão, a formação correspondia ao treinamento para o uso de materiais didáticos elaborados para serem seguidos pelo professor, considerado como executor de tarefas.
Palabras clave : Alfabetização; Programas de formação continuada; Política educacional.