SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número96Percepciones de los maestros sobre la evaluación de la calidad docente en la Educación SuperiorConsejo de Educación del estado de Rio de Janeiro: herencia, marcos legales y límites políticos de un órgano del estado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SANTOS, Sonia Regina Mendes dos; BUENO, Belmira Oliveira  y  FERREIRA, Diego. O Plano de Ações Articuladas e as políticas de formação de professores na Baixada Fluminense: tensões e acomodações. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.96, pp.675-700.  Epub 08-Mayo-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500829.

O trabalho analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) em quatro municípios da Baixada Fluminense focalizando dois programas de formação continuada, o Pró-letramento e o Gestar. Com base em relatórios do Plano e entrevistas com gestores, professores e outros agentes envolvidos, buscou-se identificar as formas de operacionalização adotadas na implementação desses programas e caracterizar a colaboração entre os municípios e o governo federal. Constatou-se a adoção de diferentes dinâmicas na implementação do Plano, decorrentes tanto das perspectivas de cada município a respeito da formação continuada como das dificuldades enfrentadas por cada gestão. A pouca margem de adaptação dos programas federais às condições locais e a impossibilidade de efetivo engajamento dos docentes nos programas apareceram como as principais limitações na implantação do PAR. Concluiu-se que uma efetividade dessa política dependerá do oferecimento de cursos de formatos, dinâmicas e tempos diversos para que os municípios possam ir ao encontro das necessidades de trabalho e formação de seus docentes.

Palabras clave : PAR; Baixada Fluminense; Formação continuada de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )