SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100La evaluación de liderazgo educativo: una prueba basada en la competencia-complejidadEl papel de la educación en la realización del capital humano de los jóvenes: análisis filosófico social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

DONOSO-DIAZ, Sebastián; ITURRIETA, Tomás Neira  y  TRAVERSO, Gonzalo Donoso. Sistemas de alerta precoce para estudantes em risco do Ensino Superior. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.944-967. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601494.

A incorporação massiva de estudantes ao ensino superior na América Latina implica num desafio, devido à grande presença de alunos vulneráveis, que têm uma alta probabilidade de não terminarem seus estudos. Os avanços nas estratégias e ações de retenção, após quatro décadas de desenvolvimento teórico-práticos nessa área, geraram sistemas de alerta antecipado, objetivando detectá-los em tempo hábil e adotar medidas que reduzam significativamente o risco de abandono. O texto, de natureza documental, entra no marco das crescentes iniciativas de retenção, sistematizando alguns de seus avanços como desafios da implementação dessas iniciativas.

Palabras clave : Retenção de estudantes; Ensino superior; Sistemas de alerta antecipado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )