SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número118Promoción de la inclusión y la equidad en la Educación Superior: ¿Es este el papel de la Educación a Distancia en Brasil?¿La Garantía de Aprendizaje funciona como debería? Una revisión de la literatura basada en la exploración de textos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

GOMES, Candido Alberto  y  SOUSA, Carlos Ângelo de Meneses. Desafios e riscos da Educação remota para crianças e adolescentes. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.118, e0233752.  Epub 04-Nov-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003752.

A Covid-19 tem suscitado profundas mudanças na educação formal, como resultado de súbita transição da Educação presencial à remota. Os efeitos em diferentes áreas, como a saúde mental e a vulnerabilidade socioeconômica, também necessitam de acompanhamento e avaliação. Assim, este trabalho visa a analisar as desigualdades educacionais amplificadas pela pandemia, como também os efeitos da Educação remota sobre estudantes, educadores e famílias. Sua base teórica situa-se nas teorias da reprodução e em trabalhos filosóficos sobre a heterotopia, velocidade e a digitalização educacional. Os resultados indicam que as conquistas anteriores no acesso, qualidade e igualdade andaram para trás. A saúde mental e a motivação de estudantes sofrem efeitos negativos. Portanto, a Educação digital não parece manter o mesmo nível de resultados e igualdade. A Educação remota, apesar dos seus baixos custos e do seu prestigioso halo, deve ser utilizada com cautela e parcimônia.

Palabras clave : Pandemia; Saúde mental; Violência; Desigualdades educacionais; Educação remota.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )