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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
LEAL, Fátima. Estratégias de estudo e de aprendizagem de estudantes de Ensino Superior. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.119, e0233349. Epub 03-Abr-2023. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103349.
Este estudo pretende identificar as estratégias de estudo e de aprendizagem utilizadas por estudantes de Ensino Superior. Participaram 48 jovens adultos voluntários, homens e mulheres, estudantes do primeiro e do terceiro anos de cursos de licenciatura em Psicologia e em Biologia, de uma instituição de Ensino Superior portuguesa. As idades variaram entre 18 e 25 anos. Este estudo, de cariz qualitativo e exploratório, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e com recurso de análise de conteúdo, revelou que os estudantes utilizam estratégias de organização (organização da atividade de estudo e organização do material), cognitivas (leitura, identificação da informação mais relevante, apontamentos/anotações e escrita) e metacognitivas (monitorização da aprendizagem, planeamento e gestão do tempo e avaliação/ajuste das estratégias). Não foram encontradas diferenças entre os grupos, tendo em conta o curso, o ano de frequência e o sexo. Os resultados trazem evidências que enriquecem o conhecimento nesta área de investigação e implicações para a prática.
Palabras clave : Ensino Superior; Estudo; Aprendizagem; Estratégias de Organização; Estratégias Cognitivas; Estratégias Metacognitivas.