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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
MAUREIRA-CABRERA, Óscar; AHUMADA-FIGUEROA, Luis; ASCENCIO-GARRIDO, Carlos y BANDEIRA-ANDRIOLA, Wagner. Liderança Compartilhada nas escolas: mudanças na percepção das práticas educacionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.121, e0233839. Epub 29-Ago-2023. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103839.
A Liderança Compartilhada (LC) favorece a colaboração entre os profissionais e o desenvolvimento de capacidades de gestão escolar. Um programa de desenvolvimento de práticas de liderança foi implementado em vinte escolas chilenas com estudo sobre a percepção da frequência das mudanças tendo sido investigada por meio da pré e pós-aplicação de um questionário multifatorial de LC. Os resultados indicaram que a comunidade de três (75%) dos quatro centros educacionais analisados perceberam mudanças em suas práticas de liderança. As escolas primárias apresentam maior frequência de mudanças em relação às instituições secundárias. Conclui-se que fatores organizacionais internos e externos favorecem a implantação da LC, visto que existe uma grande convicção de que o desenvolvimento da liderança compartilhada favorece os resultados de aprendizagem dos alunos.
Palabras clave : Liderança Compartilhada; Mudança Educacional; Melhoria Escolar; Inovação Educacional.