SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número121Estudiantes quilombolas en la Educación Superior: políticas afirmativas de acceso y permanenciaRetención escolar: creencias y prácticas de los profesores y su relación con las políticas educativas de las escuelas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

GONZALEZ, Alfonso Javier García  y  GOMEZ-MILLAN, María Rocío Bohórquez. Percepções dos professores e das famílias sobre o papel das equipas de gestão como líderes inclusivos no Ensino primário. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.121, e0233891.  Epub 10-Nov-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103891.

A inclusão escolar é um fator chave para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, e a liderança inclusiva é um elemento fundamental para a alcançar. Esta liderança também determina o exercício efetivo da inclusão nas escolas. Assim, o principal objetivo deste estudo era analisar as percepções dos professores do Ensino Primário e das famílias sobre a liderança inclusiva. Um total de 110 professores do Ensino Primário de escolas públicas de Sevilha e 46 membros da família participaram nestes inquéritos, completando as versões dos professores e membros da família do questionário LEI-Q. Os resultados mostraram que a percepção dos professores da escola como uma comunidade inclusiva não é positiva, nem a das famílias, embora em menor medida. Assim, a liderança exercida pelos líderes educacionais parece não ter conseguido implementar medidas suficientes para a construção de escolas inclusivas no momento atual.

Palabras clave : Liderança Inclusiva; Percepções de Inclusão; Abertura à Comunidade; Desenvolvimento Profissional dos Professores; Gestão do ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )