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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
GONZALEZ, Alfonso Javier García y GOMEZ-MILLAN, María Rocío Bohórquez. Percepções dos professores e das famílias sobre o papel das equipas de gestão como líderes inclusivos no Ensino primário. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.121, e0233891. Epub 10-Nov-2023. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103891.
A inclusão escolar é um fator chave para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, e a liderança inclusiva é um elemento fundamental para a alcançar. Esta liderança também determina o exercício efetivo da inclusão nas escolas. Assim, o principal objetivo deste estudo era analisar as percepções dos professores do Ensino Primário e das famílias sobre a liderança inclusiva. Um total de 110 professores do Ensino Primário de escolas públicas de Sevilha e 46 membros da família participaram nestes inquéritos, completando as versões dos professores e membros da família do questionário LEI-Q. Os resultados mostraram que a percepção dos professores da escola como uma comunidade inclusiva não é positiva, nem a das famílias, embora em menor medida. Assim, a liderança exercida pelos líderes educacionais parece não ter conseguido implementar medidas suficientes para a construção de escolas inclusivas no momento atual.
Palabras clave : Liderança Inclusiva; Percepções de Inclusão; Abertura à Comunidade; Desenvolvimento Profissional dos Professores; Gestão do ensino.