SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número121Percepciones docentes y familiares acerca del rol de los equipos directivos como líderes inclusivos en la Educación PrimariaDeterminantes de la eficiencia en las instituciones federales de Educación profesional brasileñas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

SANTOS, Natalie Nóbrega  y  MONTEIRO, Vera. Retenção escolar: crenças e práticas dos professores e a sua relação com as políticas educativas das escolas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.121, e0233925.  Epub 10-Nov-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103925.

Alguns autores sugerem que as altas taxas de retenção escolar observadas em alguns países se devem à crença nos benefícios desta prática. O presente estudo procurou compreender o efeito moderador que as políticas educativas das escolas sobre a retenção têm na relação entre crenças e práticas de retenção no 2º ano de escolaridade. Uma análise dos documentos orientadores de 66 escolas da Madeira, Portugal, identificou os critérios e requisitos exigidos para a decisão de retenção. Um questionário online recolheu as crenças e práticas de retenção de 300 professores desta Região. Uma análise de perfis latentes identificou cinco grupos de professores organizados num continuum que variava entre uma maior rejeição e uma maior certeza nos benefícios da retenção. Observou-se uma associação entre as crenças e as práticas dos professores apenas nas escolas que não tinham nem critérios nem requisitos definidos para a decisão de retenção. Os resultados sugerem que os professores precisam de informação que oriente a tomada de decisão e que proporcione maior coerência na atuação dos intervenientes.

Palabras clave : Reprovação Escolar; Crenças; Políticas Educativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )