SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número122Estado del arte del Plan de Desarrollo Institucional (PDI): estudio de la producción académica y científica en BrasilPolíticas públicas para la Educación Superior: la producción científica brasileña en circulación internacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

VIEIRA, Kelmara Mendes; CARVALHO, Aline Kárem Santos; KLEIN, Leander Luiz  y  PEREIRA, Breno Augusto Diniz. Autoavaliação do aluno do curso de pós-graduação: uma proposta de modelo multidimensional. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.122, e0244118.  Epub 16-Feb-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003204118.

O objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de autoavaliação para alunos e egressos de cursos de pós-graduação. Foi realizada uma pesquisa com estudantes e ex-alunos de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil e obteve-se uma amostra válida de 2.037 respondentes. Foi proposto um modelo considerando as percepções dos alunos e ex-alunos sobre a infraestrutura da instituição, as disciplinas do curso, os professores do curso, os orientadores e os apoios administrativos como antecedentes e a satisfação como resultado da avaliação do curso. Os resultados mostraram que a percepção do aluno sobre as disciplinas e dos professores são as dimensões que mais impactam na avaliação do curso. Além disso, a satisfação do aluno com o curso é influenciada positivamente pela sua autoavaliação.

Palabras clave : Autoavaliação; Pós-Graduação; Estudantes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )