SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número122Del doctorado académico al doctorado profesional: análisis comparativo de experiencias en IberoaméricaEvaluación de la Educación para la paz y el aprendizaje ético en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

BINOTTO, Erlaine; MENDONCA, Jane Corrêa Alves; ARAUJO, João André Amorim  y  FOUNTOURA, Roselyn Rodrigues. Professores universitários: Quais são os desafios e perspectivas da pandemia?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.122, e0244159.  Epub 01-Mar-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204159.

O objetivo foi analisar, em dois períodos, os desafios e perspectivas na vida laboral dos docentes que realizaram teletrabalho durante a pandemia da COVID-19, com docentes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Foi utilizado questionário na plataforma Google para coleta de dados em dois momentos da pandemia. Os resultados mostraram possibilidade de continuidade do trabalho remoto, porém com alternância entre remoto e integral. Desde a etapa 1, cinco meses após o início da pandemia e, a etapa 2, em 2022, muitas situações foram sendo readequadas pelos docentes para enfrentar os tempos de pandemia e trabalho/ensino remoto. Aspectos positivos foram as facilidades trazidas pelo trabalho remoto e a pouca incidência de contágio. Sugerem a instituição melhorar a assistência nas plataformas virtuais e capacitações, porque 58% querem a continuidade integral ou parcial das atividades remotas.

Palabras clave : Teletrabalho; Educação Superior; Pandemia; Aprendizado; Desafios.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )