Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
GARCIA, Luciane Terra dos Santos y ALGEBAILE, Eveline Bertino. Estado democrático de direito, políticas de avaliação e Educação pública no Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.123, e0244256. Epub 26-Abr-2024. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204256.
Este trabalho tem como objetivo analisar as políticas de avaliação educacional, no Brasil, considerando seus efeitos sobre as condições de realização de uma Educação escolar pública democrática. Trata-se de uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, que discute, primeiramente, as disposições da Constituição Federal de 1988 que possibilitam definir conceitual e juridicamente o Estado Democrático de Direito, analisando suas implicações para a Educação pública democrática. Em seguida, apresentam-se as políticas de avaliação educacional praticadas no país, considerando-se suas características gerais e suas principais incidências no campo educativo escolar. Por fim, problematizam-se as possibilidades de democratização e de realização de uma efetiva qualidade da Educação escolar no Brasil.
Palabras clave : Política da Educação; Avaliação da Educação; Reforma da Educação; Educação Democrática.