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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
FRANCO, Amanda y FIGUEIREDO, Maria. Investigando as próprias práticas docentes no Ensino Superior: a investigação em prol da docência. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.123, e0244142. Epub 03-Mayo-2024. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204142.
A Pedagogia Universitária nem sempre consta da lista de prioridades das Instituições de Ensino Superior, tendendo a permanecer esquecida sob o primado das solicitações vindas do mundo do trabalho e das agências de financiamento. Paradoxalmente, essas mesmas Instituições de Ensino Superior dinamizam eventos dirigidos à sua comunidade docente sobre inovação pedagógica. Tal na ausência de políticas consistentes que promovam a formação – pedagógica – contínua e o desenvolvimento profissional das/os docentes, e que reconheçam a participação neste tipo de prática condignamente, i.e., nos mecanismos de avaliação e progressão na carreira. Apesar da inclemência do cenário, é possível vislumbrar docentes recetivas/os à formação e ao desenvolvimento profissional, para seu proveito e benefício das/os estudantes. Para elas/eles, a Indagação da Pedagogia é uma via, permitindo investigar as próprias práticas, para a sua transformação. O presente artigo é para estas/es docentes, apresentando quatro formatos que tal investigação sobre as próprias práticas docentes poderá adotar, sob a égide da Pedagogia Universitária.
Palabras clave : Pedagogia Universitária; Indagação da Pedagogia; Ensino Superior; Inovação Pedagógica; Formação e Desenvolvimento Profissional.