Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
TENTI FANFANI, Emilio. Los que ponen el cuerpo: el profesor de secundaria en la Argentina actual. Educ. Rev. [online]. 2010, n.numeroespecial01, pp.37-76. ISSN 0104-4060.
O artigo apresenta uma análise sobre os docentes da escola secundária argentina, tomando como pano de fundo a existência de uma crise do modelo tradicional da escola desta etapa escolar, sugerindo-se que as condições dos docentes e dos alunos têm mudado, como têm mudado as demais condições sociais, sem que, contudo, a escola secundária tenha acompanhado tais mudanças. O artigo utiliza dados do Censo Nacional dos Docentes da Argentina dos anos de 1994 e 2004 e os resultados mostram um amplo panorama do trabalho docente ante os desafios da escola secundária argentina, destacadamente observando que: é muito difícil isolar os impactos gerados por um docente, em particular na formação dos alunos; que os efeitos do trabalho docente operam em conjunto com fatores exógenos à escola e; que a valorização e as consequências da formação promovida na escola para os alunos, por vezes, só ocorre muito tempo após o encerramento do período escolar. Por fim, o trabalho encerra com a ideia de que os alunos e suas famílias e os próprios docentes não se equivocam no que se refere à imagem que representa um bom professor. Ocorre que o problema para a expansão desta realidade se articula com as ações dos sistemas de ensino em favor de uma expansão da escolarização, mas sem as devidas condições para a ampliação da qualidade do trabalho docente.
Palabras clave : Trabalho Docente; Escola Secundária; Educação Argentina.