Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
MOSCHETA, Murilo dos Santos; NAMEE, Sheila y SANTOS, Jucely Cardoso dos. Dialogue and transformation: embracing sexual diversity in the educational context. Educ. Rev. [online]. 2011, n.39, pp.103-122. ISSN 0104-4060.
Embora as recentes políticas de educação no Brasil tenham incluído a sexualidade como tema importante a ser discutido nas salas de aula, elas ainda não efetivamente criaram um contexto educacional onde a sexualidade possa ser discutida de forma positiva, não-discriminatória e sensível as cultura e história do contexto. Este artigo tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de programas de treinamento para educadores em sexualidade, especificamente para àqueles preocupados com a inclusão de expressões sexuais não-normativas no contexto educacional. A partir de idéias construcionistas-sociais nós delineamos um modelo de treinamento para educadores em sexualidade no qual o envolvimento relacional e o foco no processo criam o contexto para uma educação transformadora. Primeiramente, apresentamos uma breve revisão da educação sexual no Brasil e posteriormente apresentamos os conceitos de comunidades de inteligibilidades e diálogo. Esses dois conceitos nos permitem discutir como os valores são gerados e como eles participam daquilo que tomamos como sendo bom e real. Por fim, inspirados por um de nossos programas de treinamento, nós ilustramos o modelo oferecendo possibilidades de tradução de princípios teóricos em atividades de treinamento.
Palabras clave : Educação Sexual; Gênero e Sexualidade; Formação Docente; Diálogo; Construcionismo-Social.