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versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
PEREZ-LOPEZ, Julio; MARTINEZ-FUENTES, María Teresa; DIAZ-HERRERO, Ángela y BRITO DE LA NUEZ, Alfredo G.. Prevención, promoción del desarrollo y atención temprana en la escuela infantil. Educ. Rev. [online]. 2012, n.43, pp.17-32. ISSN 0104-4060.
Este artigo evidencia a importância e a necessidade de implementar, no âmbito da atenção precoce, programas de prevenção primária destinados a promover o desenvolvimento infantil e o ajuste familiar e escolar. Descreve a experiência realizada desde 2005 pelo Grupo de Pesquisa em Atenção Precoce (GIAT), da Universidade de Murcia (Espanha), e analisa os resultados obtidos nos anos de 2010-2011 na Escola Infantil de Lorquí (Murcia, Espanha), com um grupo de 64 crianças e suas respectivas famílias. Os resultados indicam um progresso no desenvolvimento mental e psicomotor das crianças, entre o início e o final do curso escolar, o que evidencia a relevância deste tipo de programa. Também constata um melhor nível de desenvolvimento inicial nas crianças e famílias que frequentaram o programa de prevenção e promoção do desenvolvimento infantil frente aos que não o frequentaram.
Palabras clave : Atenção Precoce; Prevenção Primária; Promoção do Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Creche.