Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
DALLABRIDA, Norberto. Limites sociológicos da leitura foucaultiana sobre a escolarização. Educ. Rev. [online]. 2014, n.51, pp.193-207. ISSN 0104-4060.
Na obra Vigiar e Punir, Michel Foucault reflete sobre o poder disciplinar, que emergiu no início da Idade Moderna em diferentes instituições sociais e consolidou-se no século XIX, tendo como principais estratégias a organização do espaço, o controle do tempo, a vigilância panóptica, a organização das forças e a produção contínua de registros escritos. Nessa obra, são citados vários exemplos de instituições escolares que colocaram em marcha o poder disciplinar, como os colégios jesuíticos, as escolas elementares de caridade dos lassalistas e o ensino mútuo. O presente artigo procura colocar o foco sobre esses casos de escolarização lidos por Foucault, procurando problematizá-los à luz de trabalhos sociológicos inspirados em Norberto Elias e Pierre Bourdieu, que usam marcadores sociais como gênero e classe social para compreender a sociedade e a escola.
Palabras clave : Michel Foucault; Escolarização; Disciplina; Classe Social.