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versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
LEITE, Carlinda y RAMOS, Kátia. Reconfigurações da docência universitária: um olhar focado no Processo de Bolonha. Educ. Rev. [online]. 2015, n.57, pp.33-47. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.590/0104-4060.42038.
O Processo de Bolonha, legislado em Portugal em 2006, através do Decreto-Lei nº 74/2006 (Portugal, 2006), anunciou a intenção de romper com o tradicional exercício da docência, focado na transmissão e reprodução dos conhecimentos existentes, e veiculou um modelo de formação centrado na aprendizagem dos estudantes. Este Processo implicou uma reorganização dos currículos do ensino universitário e exigiu uma reconfiguração do exercício da docência apoiada em uma nova concepção do papel e do trabalho dos estudantes. É no quadro desta problemática que se situa este artigo, que tem como objetivo dar a conhecer efeitos na docência universitária decorrentes do Processo de Bolonha. Para isso, o artigo, depois de caracterizar medidas políticas decorrentes do compromisso de Bolonha, analisa dados recolhidos de professores da Universidade do Porto sobre a relação entre as alterações previstas no ideário político e as condições para a sua concretização.
Palabras clave : docência universitária; Processo de Bolonha; reorganização curricular.