Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
LIMA, Marcio Roberto de y NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Projeto UCA em Tiradentes: significações de duas professoras quanto às tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto escolar. Educ. Rev. [online]. 2016, n.61, pp.223-240. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.46117.
Este artigo enfoca algumas influências do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) na apropriação docente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e nas práticas pedagógicas. Em campo, foram realizadas entrevistas com duas professoras que partilharam suas impressões e experiências no Projeto UCA em uma escola de Tiradentes (MG) durante o ano de 2011. Devidamente autorizadas, as entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas em um procedimento misto de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e - em alguns momentos - Análise Crítica de Discurso. (GEE, 1999, 2001). Com auxílio do software Atlas.ti os dados empíricos foram codificados em unidades de significados que buscaram sintetizar: as condições de infraestrutura tecnológica oportunizadas pelo Projeto UCA; as percepções docentes sobre o Projeto e suas ações de formação; os principais impactos culturais vivenciados pelas professoras, além dos desdobramentos associados nas práticas pedagógicas empreendidas com as TDIC. A análise dos dados evidenciou que as ações do Projeto UCA não foram suficientes para estimular a apropriação docente das TDIC, a reconfiguração das práticas pedagógicas e a instauração de uma cultura digital, tendo em vista o baixo aproveitamento do potencial das TDIC associado a um cenário precário para a implantação da política na escola estudada.
Palabras clave : políticas públicas; cibercultura; tecnologias digitais; prática pedagógica..