Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
VIDOR, Heloise Baurich. Literatura e process drama: (re)criando possibilidades. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.67, pp.105-120. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.56115.
Este artigo propõe a interface entre o campo da leitura e do teatro, com o objetivo de focalizar a presença da literatura em processos pedagógicos teatrais, especificamente sua abordagem no process drama. A discussão é proposta com base nas experiências realizadas na disciplina Metodologia do Ensino do Teatro II - Escola, no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina, apontando possibilidades de transposição de textos literários para estruturas de drama. O trabalho com os textos é feito a partir da proposta denominada leitura e teatralidade (VIDOR, 2016). Como resultado do trabalho, apresentam-se as estruturas redigidas pelos estudantes no formato de “exercícios de criação”.
Palabras clave : Leitura; Teatro; Texto; Pré-texto; Exercícios..