Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
ABDIAN, Graziela Zambão. Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.107-122. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.57481.
Com o objetivo de contribuir com as discussões da Política e Gestão da educação e escolar, o texto apresenta elementos para a análise das possibilidades de experiências da escola pública democrática, por meio do revezamento teoria e prática. Para tal, relatamos resultados de pesquisas que analisaram dissertações, teses e artigos publicados em periódicos sobre a temática gestão democrática. Além disso, apontamos desafios para a área com a busca de novos horizontes conceituais que nos possibilitem compreender a complexidade da gestão educacional escolar. Finalmente, exploramos os conceitos Política e Democracia por meio de autores/as que nos possibilitam repensar as relações entre teoria e prática presentes nas pesquisas comumente publicadas na área.
Palabras clave : Escola democrática; Política; Democracia radical e plural; Revezamento teoria e prática..