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Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
BOTO, Carlota. A civilização escolar pelos compêndios didáticos de formação de professores. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.155-178. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.58075.
O presente trabalho tem por finalidade averiguar aspectos concernentes ao cotidiano escolar por sua dimensão ritual. A hipótese da educação escolar como rito de iniciação será o foco norteador da pesquisa. Nesse sentido, os documentos trabalhados foram variados, contemplando fundamentalmente, para os casos de Portugal e do Brasil, livros didáticos de formação de professores. Quando se observam os modos de ensino, constata-se a força da estatura cultural da escola. Se a disposição de um sistema de ensino codifica normas de agir para a estrutura da rede escolar, há aspectos, no domínio da escola, que extrapolam as prescrições normativas dos programas oficiais e das diretrizes que contam como ou o quê se deverá ensinar. Portanto, é possível dizer que nem tudo que a escola faz estava previsto para que ela o fizesse. Os compêndios dirigidos à escola primária e à formação de professores, em sua dimensão histórica, são, por óbvio, reveladores de um dado processo psíquico civilizador. Nesses, a palavra é dirigida à regulação de comportamentos.
Palabras clave : História da Educação; Livros didáticos; Ensino; Cultura escolar; Didática..