SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70Senso comum e Ciência: uma análise hermenêutica e epistemológica do senso comum de oposiçãoNarrativas formativas e profissionais de uma professora transexual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

FERREIRA, Carlos Alberto. Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.231-254. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57563.

A avaliação das aprendizagens tem de constituir, sobretudo, uma prática realizada para promover as aprendizagens nos alunos. Deste modo, foi nossa intenção aceder às percepções dos estagiários do 1º ciclo do ensino básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens. Para isso foi administrado um questionário de questões abertas à totalidade dos estagiários no fim do estágio do ano letivo de 2016/2017. Da análise de conteúdo feita às respostas escritas, foi possível perceber que, tendo eles uma percepção da avaliação das aprendizagens numa lógica formativa, afirmaram ter realizado práticas de avaliação formativa pontuais e contínuas, o que lhes possibilitou elaborar um diagnóstico dos processos de aprendizagem dos alunos, dar-lhes feedback e regular esses processos.

Palabras clave : Percepções; Estagiários; Práticas de avaliação das aprendizagens..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )