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Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MACHADO, Naysla Julieth Arboleda  y  GALAK, Eduardo Lautaro. A Educação Física colombiana como campo: um olhar através de Bourdieu. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e85970.  Epub 06-Mar-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.85970.

Este artigo foi construído com base na tese de doutorado intitulada “Tendências dominantes na construção do Bacharelado em Educação Física na Colômbia”, na qual se toma como fundamento teórico o conceito de campo desenvolvido por Pierre Bourdieu (2015). Embora Bourdieu nunca tenha feito referência especifica ao campo da Educação Física em seu trabalho acadêmico, suas abordagens teóricas permitem compreender o conjunto de relações que ocorrem dentro de grupo que compartilham condicionadas posições sociais, tem interesses semelhantes e tem capitais (uma formação) em comum. Com efeito, esta teoria constituiu um pilar para pensar a profissionalização em Educação Física na Colômbia porque descreve a configuração das relações objetivas que é condicionada pela situação atual dos agentes e que se mede em termos de capitais, estabelecendo assim uma distribuição de poder em relação aos outros agentes. Dessa forma, a teoria de Bourdieu demonstra que nessa interação surgem tensões que habilitam as posições dominantes do campo.

Palabras clave : Campos Sociais; Posições Dominantes; Educação Física; Formação de Professores; Currículo.

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