SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número32As representações sociais como analisador da emergência de uma nova profissão em educação: o caso dos agentes de desenvolvimento no QuébecAs representações sociais de adolescentes sobre os afetos na relação professor-aluno e suas implicações no processo ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

CARDOSO, Marilete Calegari  y  D'AVILA, Cristina. Representações de ludicidade entre professores de educação infantil. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.32, pp.147-160. ISSN 0104-7043.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar as representações de ludicidade construídas por professores de educação infantil da rede municipal de Jequié, no Estado da Bahia. Para desenvolver a pesquisa foram observados os princípios da pesquisa qualitativa e do estudo de caso. Optamos pela abordagem das representações sociais proposta por Moscovici (2003) e Jodelet (2001), dadas as contribuições significativas dessa abordagem para o estudo da prática escolar. Participaram do estudo seis professoras, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados, escritos autobiográficos e entrevistas semi- estruturadas. Os resultados indicaram diferenças significativas entre as representações de dois grupos: no 1º grupo (04 professoras) suas representações acerca da ludicidade revelam o brincar como uma atividade de recreação e/ou como artifício pedagógico; no 2º grupo. (02 professoras), o lúdico é vislumbrado como experiência interna e externa do sujeito, sendo um agente potencializador do desenvolvimento infantil através da descoberta.

Palabras clave : Formação de Professores; Educação Infantil; Ludicidade; Representações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )