SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número32Representações de ludicidade entre professores de educação infantilProtagonismo juvenil e representações sociais: o jovem na condução do carro de Jagrená índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SILVA, Luciana Rios da. As representações sociais de adolescentes sobre os afetos na relação professor-aluno e suas implicações no processo ensino-aprendizagem. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.32, pp.161-173. ISSN 0104-7043.

A educação contemporânea tem assumido um discurso de respeito às idiossincrasias e de valorização das singularidades. Entretanto, percebe-se, ao longo da história, que nossa vida afetiva tem sido sistematicamente negligenciada em função do aspecto cognitivo, nos mais variados ambientes de interação. No contexto escolar, essa situação se anuncia em resultados insatisfatórios, decorrentes da cisão entre aspectos cognitivos e afetivos. Este estudo investiga as representações sociais de adolescentes sobre os afetos na relação professor-aluno. O locus de pesquisa é uma escola do município de Feira de Santana. Os objetivos investigatórios se delineiam na identificação dos afetos existentes no contexto escolar, enfatizando a relação professor-aluno e as implicações dessa relação no processo ensino-aprendizagem, além da investigação das representações sociais dos adolescentes sobre o afeto. É uma pesquisa de abordagem qualitativa e constitui-se em um estudo de caso, tendo como sujeitos 12 adolescentes de ambos os sexos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação, entrevista e desenho. Após a coleta, todo o material foi analisado à luz da análise do discurso, tendo como resultado as representações sociais sobre os afetos, que se ancoram em: (des)prazer, (des)enlace, desejo de aprender, (in)validar o aprender, professor (in)completo.

Palabras clave : Afetos; Representações Sociais; Adolescentes; Relação Professor- Aluno.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )