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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043
Resumen
ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.36, pp.57-68. ISSN 0104-7043.
Este trabalho analisa a obra Escola Primária Rural, produzida pela professora e técnica rural Ruth Ivoty Torres da Silva, no início da década de 1950, no Rio Grande do Sul. Os textos do livro revelam representações que foram construídas sobre o mundo rural; representações acerca dos significados da escola, dos professores, dos alunos e das populações rurais, de um modo geral. O estudo em questão insere-se no campo de investigações da História da Educação, sendo esta uma componente fundamental da história das práticas culturais e do cotidiano social. A pesquisa identifica-se com os pressupostos teóricos da História Cultural, corrente historiográfica que pretende buscar alternativas à história de cunho tradicional. O trabalho também se inscreve no campo da história das práticas de leitura e escrita, tendo como referenciais as concepções da cultura escrita enquanto produção discursiva de um determinado tempo e lugar. Para além da apresentação dos temas abordados no livro, a investigação está especialmente interessada nos significados da difusão dos discursos divulgados pela obra, nos processos de subjetivação provocados pelos textos escritos e suas possíveis influências nos modos como os professores rurais pensavam, agiam e se expressavam nos espaços de construção de suas identidades. Entende-se que o livro Escola Primária Rural constitui-se em um documento significativo para a História da Educação, por abordar questões relevantes acerca da problemática do ensino nas regiões campesinas, relatar experiências de atividades rurais desenvolvidas em diferentes escolas e propor sugestões de atividades empíricas relacionadas ao trabalho pedagógico do professor.
Palabras clave : Educação Rural; Formação Docente Rural; Práticas de Leitura e Escrita.