Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043
Resumen
GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi S.. Aulas com professores em casa: memórias do ensino rural em bom jesus (1910-1940). Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.36, pp.115-125. ISSN 0104-7043.
Por meio das memórias de doze sujeitos, analisam-se, nesta investigação, algumas práticas de escolarização que determinaram pistas sobre a sistematização da educação na região rural do município de Bom Jesus, localizado no Rio Grande do Sul, nos chamados Campos de Cima da Serra. A pesquisa teve o objetivo de inventariar e analisar determinadas maneiras de contornar a carência de escolas, na região referida, entre os anos de 1910 e 1940. A metodologia utilizada foi a História Oral, as memórias escutadas pertencem ao Acervo Municipal de Memória Oral da Cidade. No contexto pesquisado, vários elementos compõem o processo de entender as práticas que institucionalizaram, em certa medida, o que foi denominado de “aulas com professores em casa”, prática adotada no meio rural em razão da ausência de escolas. Os elementos discutidos na pesquisa dizem respeito às relações de gênero, questões econômicas, culturais, políticas e religiosas. A relação entre eles vai, ao longo da investigação, tecendo um cenário de educação, com suas especificidades culturais interligadas às políticas públicas da educação em âmbitos estaduais e nacionais.
Palabras clave : Memória; Educação Rural; História Oral.