Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194
Resumen
KURZ, Débora Luana y BEDIN, Everton. O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UM PANORAMA DAS PESQUISAS NACIONAIS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.70, pp.272-294. Epub 29-Ago-2023. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p272-294.
Esta pesquisa tem como finalidade analisar e discutir as contribuições de teses e dissertações sobre o ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) no espaço-tempo de 2009 a 2019. Considerando o caráter qualitativo deste estudo, adotou-se como abordagem metodológica o Estado do Conhecimento, no intuito de elucidar as pesquisas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A partir dos descritores estabelecidos, selecionou-se 55 trabalhos, os quais foram analisados em conformidade à Análise de Conteúdo e classificados em 4 categorias. As pesquisas socializadas neste estudo evidenciam uma série de contribuições para o ensino de Ciências da Natureza no ciclo escolar supracitado, bem como um consenso em relação a sua importância neste nível de ensino, frisando a necessidade de compreender o processo de desenvolvimento dos estudantes para propiciar subsídios à formalização e à sistematização do conhecimento científico. Em relação às vertentes relacionadas ao ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do EF, foram encontradas as categorias Formação de Professores, Propostas Pedagógicas, Pesquisas Teóricas e Outros, nas quais se apresentam diferentes pesquisas que fundamentam a valorização deste ensino no início do processo de escolarização.
Palabras clave : Anos iniciais; Ensino de Ciências; Formação de professores; Propostas pedagógicas.