SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número71CONFORMAR COMUNIDADES COMO OPORTUNIDAD DE APRENDIZAJE PROFESIONAL DOCENTE: ESTUDIO DE CASOS EN URUGUAY Y CHILEAPRENDIZAJES DE TUTORAS SOBRE PROCESOS DE ASESORÍA Y DESARROLLO PROFESIONAL DE MENTORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

CABRERA, Ana; SALATTO, Marcela Pérez  y  SALATTO, Adriana Pérez. NEEDS OF TEACHER TRAINERS REGARDING THE INCLUSION OF DIGITAL TECHNOLOGIES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.74-91.  Epub 22-Abr-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p74-91.

Este Educação e aprendizagem da docência comunica os resultados de uma pesquisa que teve por um de seus objetivos identificar e analisar as necessidades dos formadores de formadores referentes a inclusão das tecnologias digitais. O enfoque metodológico foi a investigação-ação no quadro de comunidades de aprendizagem e prática. Na etapa inicial, as necessidades foram analisadas de acordo com os seguintes critérios: nível de explicitação, identificação das necessidades de acordo com o modelo TPACK e nível de complexidade. A principal constatação diz respeito a uma mutação das necessidades, de um nível tecnológico instrumental para um nível atravessado pela discussão e reflexão. Conclui-se que é relevante diagnosticar as necessidades dos professores, tanto explícitas como latentes, para desenhar uma proposta de formação “customizada”. Da mesma forma, o trabalho em comunidades ganhou destaque por contribuir para a complexidade do olhar sobre o tema.

Palabras clave : necessidades; formação de professores; tecnologia e educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )