SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número71APRENDIZAJES DE TUTORAS SOBRE PROCESOS DE ASESORÍA Y DESARROLLO PROFESIONAL DE MENTORESEL LUGAR DE LA FORMACIÓN DE ADULTOS EN LA INVESTIGACIÓN DE INICIACIÓN A LA DOCENCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; CUNHA, Marcel Lima  y  GUIMARAES, Marília Duarte. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM PESQUISAS ORIGINÁRIAS DE PUBLICAÇÕES DE PAÍSES DE LÍNGUA INGLESA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.105-125.  Epub 22-Abr-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p105-125.

Aprendizagem da docência é um conceito que, no Brasil, possui expressiva difusão na área da educação, tematizado sobretudo com esteio em referências ibéricas. Argumenta-se que o debate nacional carece de pesquisas advindas de países de língua inglesa. Questionamos: o que se produz sobre aprendizagem da docência em países de língua inglesa? Quais as principais referências desse debate nesses contextos? A produção científica desses países é escassa quando se trata dessa temática? Em busca de pistas elucidativas para essas indagações, realizamos uma revisão sistemática na base de dados ERIC, com o objetivo de mapear as produções sobre aprendizagem da docência advindas de países de língua inglesa. Os resultados apontam a existência de um importante debate relacionado ao assunto em países de língua inglesa, com significativa atenção para professores iniciantes. Utilizando apenas a palavra-chave Learning to teach associada ao descritor Beginning teacher chegamos a 24 Educação e aprendizagem da docências revisados por pares. Há necessidade de conhecermos mais detalhadamente a produção dos países de língua inglesa, identificando aproximações e distanciamentos em relação à produção brasileira.

Palabras clave : aprendizagem da docência; pesquisas em língua inglesa; revisão sistemática; professores iniciantes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )