SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número71APRENDIZAJE DE ENSEÑAR EN INVESTIGACIONES EXTRAÍDAS DE PUBLICACIONES DE PAÍSES ANGLÓFONOSENSEÑANZA APRENDIZAJE Y DESARROLLO PROFESIONAL DE MAESTROS DE EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA: ENFOQUE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

GARIGLIO, José Angelo  y  CAVACO, Carmen. O LUGAR DA FORMAÇÃO DE ADULTOS NA PESQUISA SOBRE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.126-145.  Epub 22-Abr-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p126-145.

Este Educação e aprendizagem da docência relata os resultados de uma pesquisa que teve por objetivos identificar e analisar as conexões teórica metodológicas entre os estudos sobre a aprendizagem docente de professores iniciantes, e o campo de investigação sobre a formação de adultos. Para tal, foi realizado um estudo bibliográfico meta-analítico que se valeu da análise da produção acadêmica contida nas teses de doutorado elaboradas no Brasil e em Portugal (entre os anos de 2000 e 2021), teses essas que tinham como tema central de investigação a iniciação à docência. A investigação mostrou que as problemáticas, os conceitos, autores e metodologias, próprias do campo da pesquisa sobre a formação de adultos, pouco são mobilizadas para fins de compreensão dos processos de desenvolvimento profissional de professores início de carreira.

Palabras clave : formação de professores; iniciação à; docência; aprendizagem docente; formação de adultos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )