SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número71APRENDIZAJE DE SER DOCENTE DE EDUCACIÓN SUPERIOR: UNA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL(RE)VISUALIZAR LA FORMACIÓN CONTINUA DEL PROFESORADO Y EL PENSAMIENTO ALGEBRAICO EN LOS PRIMEROS AÑOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

PEREIRA, Amarildo Gomes  y  ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORAS EXPERIENTES: ENTRAVES E INVESTIMENTOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.237-254.  Epub 22-Abr-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p237-254.

Este trabalho, recorte de uma pesquisa de doutorado, norteada na abordagem qualitativa, focaliza o desenvolvimento profissional de professoras experientes inseridas em um processo formativo viabilizado pela Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência (ReAD), no segundo semestre de 2017 e em ambos os semestres de 2018. Para a escrita deste Educação e aprendizagem da docência, analisamos as narrativas produzidas no decorrer da formação ofertada no período citado. Os resultados evidenciam que as participantes se deparam com grandes desafios para desenvolver o trabalho docente e investirem em seu desenvolvimento profissional. Não obstante as condições de trabalho desfavoráveis, elas encontram tempo e disposição para manter-se em processo de formação por meio de estudos individuais, participação em cursos e realização de segunda graduação, especialização e pós-graduação. Diante desses fatos, compreendemos que os programas de formação precisam levar em conta as necessidades formativas da docência em diferentes fases da carreira e as implicações que o trabalho tem na vida pessoal/familiar dos professores, contribuindo para a aquisição de novos conhecimentos, e no auxílio na superação dos entraves para investirem no próprio desenvolvimento profissional.

Palabras clave : Desenvolvimento docente; Condições de trabalho docente; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )