SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número71NARRATIVAS DE FUTURAS DOCENTES INDÍGENAS KAINGANG: SABERES, EXPERIENCIAS Y DESAFÍOS EN SUS PROCESOS DE ENSEÑANZA APRENDIZAJE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

COELHO, Patrícia Margarida Farias; COSTA, Marcos Rogério Martins  y  VALENTE, José Armando. CURRÍCULO E JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS: POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO DE DEMANDAS SOCIAIS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.344-361.  Epub 22-Abr-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p344-361.

O objetivo deste estudo é refletir sobre como os jogos educativos podem auxiliar os currículos escolares a atender as demandas sociais. Foram selecionados dois campos recentemente inseridos por leis: (i) as relações étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira; e (ii) o incentivo à cultura de paz. Para associá-los, integramos jogos digitais aos processos de ensino e de aprendizagem e adotamos o método da pesquisa-ação. Os resultados do trabalho, desenvolvido em uma escola pública paulistana, demonstraram ser possível a integração das demandas sociais e dos conteúdos curriculares por meio de jogos educativos.

Palabras clave : Ensino-aprendizagem; Educação; Jogos; Língua Portuguesa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )