SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número73RED INTERNACIONAL ALFAMED COMO PROPUESTA EUROAMERICANA DE EDUCACIÓN Y COMUNICACIÓNNI ALLÍ NI AQUÍ: EN LA ENCRUCIJADA DE LAS INTERNACIONALIZACIONES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

BIANCHETTI, Lucídio  y  THIENGO, Lara Carlette. PESQUISA EM EDUCAÇÃO: DO INDIVÍDUO AO/À GRUPO/REDE INTERNACIONAL APONTAMENTOS SOBRE ORIGENS E PERSPECTIVAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2024, vol.33, n.73, pp.74-90.  Epub 01-Mayo-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v33.n73.p74-90.

Neste Internacionalização da Educação tem-se como objetivo resgatar alguns aspectos dos passos iniciais da organização daquilo que é considerado o embrião da passagem da pesquisa individual para a pesquisa de grupos, em direção às atuais redes de pesquisa. O foco, inicialmente, são os “Centros Regionais de Pesquisas Educacionais (CRPEs)” (1950-1960) e o “Programa de Intercâmbios” (1981-1992), iniciativas induzidas por políticas públicas. Num segundo momento, apresenta-se o CAPES-PrInt, como a política atual mais expressiva da passagem do grupo para as redes internacionais de pesquisa. Para isso, em termos metodológicos, lança-se mão de levantamento de literatura, análise de documentos e entrevistas. Destacase a utilização de manifestações de Bernardete Gatti, uma das protagonistas envolvidas na organização e implementação do “Programa de Intercâmbio” e figura de proa na pesquisa educacional brasileira. Em linhas gerais, a pesquisa permite afirmar que, do mix dessas experiências pedagógicas e exigências formais, foi/vai se criando uma cultura de grupo/rede de pesquisa com potencial de passar da indução para a práxis incorporada

Palabras clave : Grupo/rede de Pesquisa; Pós-graduação e Pesquisa; CAPES/ PrInt.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )