SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número73INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN: DESDE EL INDIVIDUO AL GRUPO/ RED INTERNACIONAL. NOTAS SOBRE ORÍGENES Y PERSPECTIVASPRÁCTICAS LOCALES DE INTERNACIONALIZACIÓN: GESTIÓN FINANCIERA Y SOCIOPOLÍTICA DEL PROGRAMA CAPES-PRINT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

PRATA-LINHARES, Martha Maria; BOTELHO, Daniele Campos  y  TRISTAO, Isadora Maria Oliveira. NEM LÁ NEM CÁ: NA ENCRUZILHADA DAS INTERNACIONALIZAçÕES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2024, vol.33, n.73, pp.108-123.  Epub 01-Mayo-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v33.n73.p108-123.

Este Internacionalização da Educação aborda as políticas de internacionalização na formação docente no Brasil, examinando programas de cooperação internacional. Ele debate perspectivas adotadas na internacionalização da educação no contexto brasileiro, destacando a necessidade de equilibrar abordagens econômicas e socioculturais. Com isso, questiona a influência de organismos internacionais, como o Banco Mundial, e aponta a falta de editais de internacionalização com países sul-americanos, em contraste com as iniciativas regionais do Mercosul. Nas considerações finais são oferecidas sugestões para futuros debates, enfatizando a importância de fortalecer tanto as relações entre países sul-sul quanto as relações norte-sul, e destacando a formação para a cidadania global e o respeito à diversidade e ao multiculturalismo.

Palabras clave : Formação de professores; Política da educação; Integração educativa internacional; Internacionalização da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )