SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número73LINEAMIENTOS PARA LA INTERNACIONALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN LA CONTEMPORANEIDADINTERNACIONALIZACIÓN DE LOS CURRÍCULOS DE LA EDUCACIÓN BÁSICA: REPERCUSIONES EN LAS REFORMAS EN CURSO EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

LAZZAROTTI FILHO, Ari; ZANOTTO, Luana  y  CARRARO, Attilio. BRASIL E ITÁLIA: ANÁLISE DOS CONTRIBUTOS DA EDUCAçÃO FÍSICA PARA A FORMAçÃO DO PROFESSOR PARA ATUAR NA EDUCAçÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2024, vol.33, n.73, pp.170-186.  Epub 01-Mayo-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v33.n73.p170-186.

O objetivo dessa pesquisa foi analisar, sob uma perspectiva comparada, a presença dos contributos da Educação Física em dois cursos (brasileiro e italiano) que formam professores para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi de estudos comparados sob a unidade de análise currículo, de modo a identificar relações de similaridade, diferenças e sentidos nos dois cursos estudados. Compuseram o corpus empírico de análise os documentos brasileiros e italianos correspondentes: diretrizes nacionais para a formação de professores; projetos pedagógicos dos cursos e os planos de ensino das disciplinas com estreita relação com a Educação Física. Como resultado, destaca-se que os contributos da Educação Física estão pouco presentes no curso brasileiro e mais frequentes no curso italiano. Isso se deve ao número de disciplinas, a quantidade de professores da Educação Física e a carga horária dedicada a esses conteúdos. No currículo brasileiro, a centralidade está no corpo e na relação com a arte, em específico, a dança; no italiano, os temas mais presentes são atividade motora, atividade esportiva e jogo de movimento. Quanto às áreas de interface, o currículo brasileiro se organiza pela perspectiva sociocultural, enquanto no italiano pela maior influência da psicologia do desenvolvimento.

Palabras clave : Formação de professores; Educação Física; Currículo.

        · resumen en Inglés | Italiano     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )