SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número73INTERNACIONALIZACIÓN DEL CURRÍCULO: CONTENIDOS PARA LA FORMACIÓN EN FISIOTERAPIA EN BRASIL Y PORTUGALREPRESENTACIONES SOCIALES SOBRE LA “INTERNACIONALIZACIÓN” EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: PROXIMIDAD AL OBJETO Y CONSTRUCCIÓN SOCIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

QUIROZ-SCHULZ, Leslie  y  FARE, Mónica de la. O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE UMA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL: FATORES E ATORES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2024, vol.33, n.73, pp.244-263.  Epub 01-Mayo-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v33.n73.p244-263.

Este Internacionalização da Educação aborda a questão do planejamento de uma Mobilidade Acadêmica Internacional (MAI), considerando os principais fatores e atores envolvidos nesse processo. A perspectiva teórica baseia-se na Teoria do Campo Científico de Pierre Bourdieu, priorizando os conceitos de capital, habitus e campo científico, incorporando também contribuições de autores latino-americanos. O campo empírico foi construído a partir de 24 entrevistas em profundidade com 24 doutores e doutorandos de quatro Programas, categorizados nos níveis mais elevados da escala de avaliação utilizada no México. Os resultados indicam a relevância de quatro dimensões: financiamento e importância das agências de fomento; a orientação da tese, a coordenação do Programa de Doutoramento e demais atores intervenientes; as experiências anteriores e o capital de mobilidade do doutorando, bem como as principais decisões tomadas pelos agentes: temporalidade e destino.

Palabras clave : Educação Superior; Doutorado; Mobilidade; Internacionalização; México.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )