SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número73INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN Y TIC EN AMÉRICA LATINA: TEMAS TRANSVERSALESINTERNACIONALIZACIÓN INTERCULTURAL Y REDES DE COLABORACIÓN: ENTREVISTA CON MARILIA MOROSINI - REFERENCIA EN INVESTIGACIÓN SOBRE LA INTERNACIONALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

SILVA, José Affonso Tavares; SOUZA, Denize da Silva  y  LIMA, Maria Batista. ANÁLISE DE PESQUISAS ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS/AS INCLUSOS/AS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2024, vol.33, n.73, pp.304-319.  Epub 01-Mayo-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v33.n73.p304-319.

O presente artigo tem como objetivo principal analisar as produções acadêmicas sobre o ensino de Matemática para estudantes surdos/as na base de dados de dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade Anhanguera de São Paulo. Assim, parte-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo meta-análise. Para coletar os dados, foram pesquisadas as seguintes palavras-chave no título das pesquisas acadêmicas: matemática, surdo, ensino, Libras. Em vista disso, os resultados encontrados evidenciam diferentes enfoques que vão desde prática docente, conteúdos matemáticos e tecnologia. Além disso, ficaram evidentes dois desafios que os/as estudantes surdos/as enfrentam no ensino e aprendizagem de Matemática: a interpretação de enunciados matemáticos e a ausência de sinais específicos da área da Matemática.

Palabras clave : Ensino de Matemática; Inclusão; Estudantes surdos e surdas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )