SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21A questão da língua na escola indígena em aldeias Paresi de Tangará da Serra-MTA crise dos paradigmas e o marxismo entre os pesquisadores em trabalho e educação em universidades brasileiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

CANEN, Ana  y  OLIVEIRA, Angela M. A. de. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.21, pp.61-74. ISSN 1413-2478.

O multiculturalismo, campo teórico e político voltado para a valorização da pluralidade cultural e para o desafio à construção das diferenças, tem adquirido visibilidade crescente no campo educacional. Tendo em vista a incrementar a produção do conhecimento sobre possíveis formas de tradução do projeto multicultural para o currículo em ação, o presente estudo objetivou responder à seguinte questão central: o que seria uma prática pedagógica multicultural crítica? Para tal, analisa criticamente dados provenientes de um estudo de caso de cunho etnográfico, focalizando uma prática pedagógica identificada como portadora de ";potenciais multiculturais";. Sugere, a partir da confluência entre teoria e empiria, categorias centrais para o currículo em ação multiculturalmente comprometido.

Palabras clave : Multiculturalismo; Currículo em Ação; Pluralidade Cultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )